Na noite desta terça-feira, 4, a diretora de Humanização, Elineide Meireles, apresentou ao curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas da Uninorte os projetos e objetivos do trabalho do governo por meio da Secretaria Adjunta de Humanização/SGA desde a sua criação, em 2011.
“É uma excelente oportunidade para falar do trabalho da Humanização, principalmente sobre a comunicação no ambiente de trabalho, apontada como a dimensão mais crítica pelo servidor na pesquisa de clima organizacional. É um fator primordial que sempre pode ser melhorado”, afirma Elineide.
A diretora também apresentou aos alunos as oficinas que são ministradas pela Humanização voltadas ao sentido do trabalho, protagonismo e liderança, à ética do cuidado, comunicação e relacionamento, que levam os servidores a refletir sobre suas vivências individuais e coletivas.
“O trabalho da Humanização merece uma atenção especial, cuja incumbência é cuidar dos servidores. Infelizmente nem todos conhecem o que essa equipe faz. Um trabalho incansável”, destaca a professora Solange Chalub.
A pesquisa de Clima Organizacional apresentada em 2013 também foi destaque durante a conversa. Proporcionou em 2012 um conhecimento dos níveis de satisfação dos servidores estaduais com seu ambiente de trabalho, vida pessoal e sua relação com o governo e com o cidadão. A pesquisa definiu alguns eixos de atuação da Humanização.
Um trabalho para os servidores
A Humanização tem o objetivo de contribuir para a gestão de pessoas do ponto de vista das relações interpessoais, da melhoria da qualidade de vida e saúde no trabalho por meio da atuação em rede da força estratégica da comunicação e da sensibilização por meio da arte.