Uma das obras mais significativas para a história da integração do Acre tem avançado em diversas etapas desde que saiu do papel. O governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e dos governos dos estados de Rondônia e Acre, têm somado esforços e, após efetivarem a aprovação dos projetos e a emissão da Ordem de Serviço para a construção, o primeiro acesso terrestre ao Acre já tem seus canteiros de obras e equipamentos mobilizados. Os serviços de limpeza da vegetação e do local das fundações da ponte também já foram iniciados.
Com previsão de conclusão programada para 36 meses, a obra possui uma extensão de 3,5 quilômetros – quase 1,1 quilômetro somente com a ponte – e deve reduzir o tempo de viagem em cerca de uma hora.
“Esta é uma obra de fundamental importância regional e internacional, pois possibilita a integração destes dois estados com o restante do país e também ajuda a impulsionar a economia regional por meio da melhoria da qualidade de vida proporcionada pelo menor tempo de deslocamento e a consequente redução dos custos com transporte”, relatou Fabiano Cunha, superintendente regional do Dnit RO/AC.
Fabiano destacou ainda que outro aspecto relevante é a ligação definitiva com a rota do Pacífico, por onde serão ampliadas as atividades de exportação, principalmente para o mercado consumidor da China.
As obras da ponte sobre o Rio Madeira dispõem de recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), liberados por meio do Ministério dos Transportes, e têm execução direta do Dnit. O valor da obra é de R$ 128 milhões.