Após conhecer alguns postos fixos de atendimento do Cadastro Ambiental Rural do Acre (CAR), a equipe de técnicos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)/Fundo Amazônia foi a campo na noite desta quarta-feira, 12, acompanhar as atividades realizadas por uma equipe itinerante do CAR. A comitiva escolhida está desde o início de outubro atuando em Bujari, no quilômetro 50 da BR-364, na Escola Municipal José Cezário Martins.
Acompanhados do coordenador-geral do CAR, Edegard de Deus, do coordenador técnico, João Paulo Mastrangelo, de técnicos e cadastradores do CAR, os representantes do BNDES conheceram passo a passo o trabalho desenvolvido pelas equipes itinerantes.
“Nós começamos o trabalho muito antes de chegarmos ao local de cadastramento. Dois dias antes, entramos nos ramais convidando os produtores, explicando o que é o CAR e tirando as dúvidas deles”, explicou o coordenador da equipe do Bujari, Wylliam Sanchez.
Em apenas um dia de atendimento, foram realizados 137 cadastros de produtores rurais. A equipe é multidisciplinar e atende realizando triagem, cadastramento e emissão de protocolo para geração de recibo.
No fim do atendimento, os técnicos do BNDES acompanharam uma busca ativa numa propriedade localizada às margens da BR-364, próxima à escola onde foi realizado o atendimento. A busca ativa é uma coleta de coordenadas geográficas para identificação da propriedade no Sistema de Cadastramento do CAR (Siscar). O procedimento é utilizado quando o produtor não tem o mapa da propriedade ou não consegue identificá-la no sistema.
O coordenador geral do CAR-Acre, Edegard de Deus, e secretário de Estado de Meio Ambiente comemorou a visita do BNDES/Fundo Amazônia ao projeto. “Receber essa visita foi muito importante, porque, sem o apoio do BNDES/Fundo Amazônia, a parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o protagonismo do governador Tião Viana, o CAR do Acre certamente não teria o êxito que tem. Podemos comemorar por ele ser referência de projeto no Brasil”, declarou.