O comando do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) realizou na manhã desta quarta-feira, 26, no Teatro Plácido de Castro, a formatura de graduação da Guarda-Mirim. O curso compreendeu 520 horas/aula, com oito meses de duração.
Para o comandante da Bptran, major Paulo Fernandes, além do conhecimento adquirido, o curso promoveu o resgate de jovens ociosos que ficam à mercê de influências de práticas delituosas.
“Essa é uma das formas de prevenção direta no combate ao crime: oportunizar a essas crianças o contato com valores cívicos e de urbanidade”, disse, ao comentar sobre a importância da Guarda-Mirim.
Os destaques, aqueles de melhor desempenho e operacionalidade, foram promovidos ao posto de cabo e sargento. Emocionada com a graduação, a cabo Hilda Holanda, 17, disse ser muito especial esse momento. “Esperei algum tempo, e diante de muitas dificuldades terminei o curso. Só tenho a agradecer a oportunidade de estar aqui. Obrigada, Polícia Militar”, frisou
O que é a Guarda-Mirim?
É um programa que auxilia jovens de 14 a 18 anos na formação moral, profissional e ética, incluindo-o socialmente. Todos esses preceitos, oriundos da disciplina policial militar, são passados aos adolescentes durante o curso.