A campanha de doação de sangue lançada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), na última terça-feira, 25, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, teve um bom número de doações. Foram coletadas 131 bolsas de sangue nesse dia, 43 na quarta-feira, 25, e 26 bolsas na manhã desta quinta-feira, 27.
Mas o apelo aos doadores voluntários e aos que desejam tornar-se doadores continua. “Esse número de bolsas de sangue garante o estoque apenas por alguns dias”, explica a gerente de captação do hemocentro, Marlice Aquino.
A demanda por bolsas de sangue é muito grande nas unidades de saúde, principalmente devido à ampliação dos serviços de saúde e novas unidades sendo inauguradas, o que exige que o estoque de sangue seja mantido constantemente no Hemoacre.
“Para uma cirurgia cardíaca, por exemplo, é necessário que sejam utilizadas dez bolsas de sangue. O tratamento de câncer também utiliza sangue. Para que o estoque seja mantido, teriam que ser feitas, no mínimo, 40 doações diárias, e nem sempre conseguimos esse número”, explica Marlice