Com objetivo de debater e propor soluções sobre os problemas da falta de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, representantes das secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Educação (SEE), de Saúde (Sesacre) e do Detran se reuniram nesta terça-feira, 9, na Sejudh.
Durante a reunião foram discutidas novas medidas para a atualização da política estadual de atenção à pessoa com deficiência física, auditiva, visual, mental e múltipla (associação de duas ou mais deficiências), de acordo com a lei nº 2019, de 11 de agosto de 2008.
Úrsula Maia, diretora de ensino especial da SEE, informou que atualmente há cerca de sete mil alunos com deficiência. Eles estão cadastrados em um sistema que possibilita a fiscalização, a fim garantir a acessibilidade nas escolas.
“Essa reunião é importante, para que cada secretaria se envolva nessa luta pela garantia de acessibilidade às pessoas com deficiência”, ressaltou Nilson Mourão, secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos.
De acordo com Samara Ricarte, representante do Detran, a prefeitura, em parceria com o Detran, já vem implantando mais acessibilidade nas ruas da capital. E garantiu que até 2018 será possível concluir as instalações das botoeiras em todos os semáforos.
A reunião faz parte da Semana de Direitos Humanos no Acre, que começou dia 2 deste mês. A programação será concluída nesta quarta-feira, 10, com a entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos.