A responsável pela área técnica da Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Rossy Ramos, é a segunda acreana a receber o título de gerontóloga. Ela concluiu a especialização em gerontologia, pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), com sede no Rio de Janeiro, neste ano.
A gerontologia é o campo científico e profissional dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo como objetivo a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos.
“Esse campo de atuação visa à prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível aos idosos”, explica Rossy.
O gerontólogo é o profissional com formação específica e reconhecida para lidar com questões do envelhecimento e da velhice nas mais diversas áreas do conhecimento.
Esse profissional pode atuar nas áreas de ensino, pesquisa, educação comunitária, promoção da saúde, controle e tratamento de doenças, reabilitação, apoio psicológico e atividades corporais e comportamentais, por exemplo.
“Ter um especialista na área do envelhecimento atuando na saúde do Acre é a garantia de um melhor atendimento a esse público, principalmente para a manutenção e promoção da autonomia, independência, segurança e defesa dos direitos do público da melhor idade”, assegura Rossy Ramos.