A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza, no período de 15 a 17, a Oficina Estadual de Capacitação Projeto Margaridas em Marchas, no auditório do Hotel Loureiro, em Rio Branco. Na tarde da última segunda-feira, 15, a Secretaria de Estado de Políticas paras as Mulheres (SEPMulheres) apresentou a agenda de atividades desenvolvidas pela Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher do Campo e Floresta.
A capacitação conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Acre (Fetacre) e reúne trabalhadoras rurais de todo o Estado, bem como representantes dos movimentos sociais de mulheres. A oficina busca discutir o trabalho das Unidades Móveis, violência doméstica no campo e preparar as mulheres para a Marcha das Margaridas 2015.
Segundo a secretária nacional da Contag, Alessandra da Costa, o Acre é pioneiro na efetivação das unidades móveis. “É preciso reconhecer o trabalho da SEPMulheres. Nós estamos realizando essa avaliação em todos os estados e o Acre é primeiro que possui uma agenda organizada das unidades móveis, com dados sistematizados”, disse.
As Unidades Móveis visam a implantação de um modelo de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, com foco nas necessidades de atenção das mulheres do campo. O deslocamento do serviço possibilita a identificação de demandas que usualmente não são detectadas.
“Em 2014, nós conseguimos levar o atendimento móvel para cinco municípios. A proposta é de que no próximo ano os demais municípios acreanos sejam contemplados”, explicou a coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais.