A diretoria do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 26, para anunciar uma redução no ritmo das obras do programa Ruas do Povo. A medida é decorrente do aumento das chuvas causado pelo inverno amazônico.
Apenas as obras de construção de meios-fios, sarjetas, bocas de lobo e calçadas serão executadas neste período. “Alguns serviços do programa serão paralisados, principalmente aqueles que envolvem movimentação de terra. Todo o serviço de terraplanagem e escavação será suspenso até o reinício do verão, em 2015”, afirmou o diretor-presidente do Depasa Felismar Mesquita.
O programa Ruas do Povo concluiu 2.345 ruas em todo o Acre e pavimentou 100% das cidades de Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Senador Guiomard e Xapuri. Bujari e Tarauacá também estão prestes a ser concluídos.
“Nós chegamos a esse número no decorrer do próprio programa. Lembrando que a primeira providência tomada pelo Ruas do Povo, ainda em 2011, foi solicitar às prefeituras todos os números de ruas que precisavam ser pavimentadas. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, o primeiro ofício da prefeitura informava que só 41 ruas precisavam ser feitas pelo Estado. Na verdade, nós concluímos o município com 249 ruas – seis vezes mais do que o previsto”, ressaltou Mesquita.
Para 2015, a meta do programa é concluir mais 1.206 ruas outras em oito cidades, sendo 1.046 delas em Rio Branco. Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Valter e Santa Rosa do Purus também estão em obras, mas por meio do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), executado pela Secretaria de Planejamento (Seplan).