Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo inaugura indústria de beneficiamento de borracha – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Governo inaugura indústria de beneficiamento de borracha

Indústria beneficia milhares de famílias (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)
Indústria beneficia milhares de famílias (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

Uma nova oportunidade para milhares de famílias que vivem da extração da borracha no Acre surge nesta segunda-feira, 29, depois que o governador Tião Viana e o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, inauguraram a Indústria de Beneficiamento de Borracha em Sena Madureira.

“As pessoas que vivem da borracha vão poder triplicar sua renda mensal quando tiverem seu seringal de cultivo. Essa é uma indústria que beneficia o produto primário, gera valor agregado, gera emprego e cria uma oportunidade de uma balança de exportação para a economia do Acre cada vez maior. Quanto mais o Brasil produzir borracha, maior será o consumo. É uma grande oportunidade na boa utilização da floresta e do meio ambiente”, afirmou Tião Viana.

De acordo com Edvaldo Magalhães, o governo do Acre aplica R$ 7 milhões na indústria, mas o investimento total chega aos R$ 15 milhões, já que o empreendimento é feito em parceria público-privada.

“A partir de agora, fica descentralizado o processo de industrialização. Estamos trazendo para o Vale do Purus e Vale do Iaco uma indústria moderna. Igual a essa há apenas duas no Brasil. Esse empreendimento vai fomentar toda a cadeia extrativista da borracha e também os seringais de cultivo. A indústria alavanca a economia da borracha.”

Magalhães disse ainda que o empreendimento anima os produtores para continuar o programa de seringueiras plantadas, aumentar e dobrar a renda daqueles que estão na atividade extrativa porque a indústria surge para melhorar o preço do produto e fazer com que a região do Purus possa ser referência no Estado.

Nesta primeira etapa do empreendimento, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) estima que sejam beneficiadas 1.400 famílias. Hoje, informa a Seaprof, são produzidas cerca de oito toneladas por mês de borracha. Mas a estimativa é de que nos próximos dois anos é que a produção chegue a três milhões de toneladas por mês.

Manoel Monteiro, da Cooperacre, afirma que a produção deve beneficiar três mil famílias com proposta de ampliação. “Isso vai melhorar a renda porque a gente consegue pagar ao produtor um preço melhor pela borracha. O governo do Estado e o governo federal vêm apoiando muito o produtor de borracha com o subsídio, mas cada centavo que aumenta no bolso do produtor incentiva a produção”, comenta o representante da Cooperacre.

Uma oportunidade para o trabalho

Também participaram do ato o presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre; prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino; os deputados federais eleitos Raimundo Angelim e Leonardo de Brito e os deputados estaduais eleitos Lourival Marques, Heitor Junior e Jenilson Lopes.

Raimundo Angelim frisou que o empreendimento traz uma oportunidade de emprego para a juventude e renova as esperanças de quem vive do extrativismo.

Marcus Alexandre, presidente da Amac, disse que apostar numa cooperativa acreana é apostar no Estado e em seu potencial. “Isso é para toda história de Sena Madureira, de quem trabalha aqui. Muito mais do que olhar para o investimento, a cooperativa deve olhar para as pessoas, para os que trabalham”, concluiu.

Mano Rufino, prefeito de Sena Madureira, agradeceu os investimentos que o município tem recebido na gestão de Tião Viana.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464