O cônsul-geral do Peru no Acre, Sandro Baldárrago Silva, visitou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Sebastião Lima, nesta quinta-feira, 8, para tratar do avanço nas relações comerciais entre Acre e Peru. O objetivo do encontro foi reafirmar o interesse em estreitar ainda mais o intercâmbio econômico, turístico e cultural.
Na ocasião, o cônsul apresentou ao secretário as últimas estatísticas que apontam números bastante representativos para as duas partes nos quesitos exportação e importação. Segundo os dados, o Acre é o estado que lidera o ranking de importações do Peru, ao passo que é o segundo estado a exportar mais para o país vizinho.
Exemplo disso são os produtos peruanos expostos nas prateleiras de supermercados acreanos, como o macarrão e a farinha de trigo, além da comercialização de produtos da área de construção, como o cimento. “Essa relação tem tudo para se tornar ainda maior e mais consolidada, e nós temos interesse em aprofundá-la”, salientou Baldárrago.
O secretário frisou a importância da Estrada do Pacífico, que tem auxiliado no processo de desenvolvimento e alargado os horizontes comerciais para o estado. “A estrada tem feito com que o Acre deixe de ser visto como o fim do mundo para começar a ser visto como o meio do Brasil. Nós estamos construindo aos poucos esse ambiente para que países como o Peru exporte e importe produtos com maiores facilidades”, disse.