Na Estrada do Apolônio Sales, km 6, três vizinhas trabalham conjuntamente em uma horta comunitária. E na manhã desta sexta-feira, 6, as horticultoras receberam mais um reforço do governo do Estado, sementes. O pequeno negócio, que já funciona há um ano, pode então preparar uma nova produção para o início do verão.
O cultivo de alface se somará às plantações de rúcula, cebola, couve, pimentas e cebolinha, que já são desenvolvidas nas três estufas cedidas para o empreendimento. “A gente não tinha salário, não tinha nada e agora a gente tem venda todo dia”, conta Maria Liberdade da Silva.
Durante a semana, a produção é comprada e revendida por dois mercantis do bairro Placas. Nos fins de semana, as mulheres revendem no Mercado do Bosque. A produtora conta que são vendidos 200 maços de cheiro verde todos os domingos.
“As hortas fortalecem a organização comunitária e a cultura local, gerando renda. E o melhor é que a população tem acesso a produtos orgânicos de qualidade para consumo”, destaca o secretário Henry Nogueira.
Esta é uma das 140 hortas entregues pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, projeto que conta ainda com o investimento do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). A engenheira agrônoma Priscila Sousa afirma que a estimativa de lucro entre as hortas acompanhadas pela SEPN é de um salário mínimo.