Devido ao grande volume de chuva nos últimos dias, os rios do estado voltaram a apresentar cheia. O Rio Acre em Assis Brasil apresentou na manhã desta quinta-feira, 19, a medição de 12,17 metros, sendo a cota de alerta de 11,80 metros.
De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, 140 casas foram atingidas, sendo 11 famílias desabrigadas em duas escolas e 10 famílias desalojadas em casa de parentes. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil já montaram sala de situação na cidade que teve quatro bairros afetados: Cascata, Plácido de Castro, Bela Vista e Centro.
Outros municípios também apresentaram cheia na última medição, como em Xapuri, que está com 9,13 metros, Brasileia, 7,63, Capixaba, 7,80, Riozinho do Rola, 7,99, e na capital Rio Branco, 9,28 metros. O coordenador Estadual da Defesa Civil do Acre, Carlos Batista, explica que já está a caminho de Assis Brasil e Brasileia para acompanhar de perto a situação do local.
“As equipes já estão agindo em conjunto desde que as chuvas começaram no estado durante o Carnaval. É importante ressaltar que o impacto em Brasileia não será tão forte, pois o rio estava apresentando sinal de vazante. Portanto, as proporções não serão tão grandes”, ressalta Batista.