O titular da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Acre (Seap), José Carlos Reis, promoveu na manhã desta segunda-feira, 9, uma reunião de técnicos de várias áreas da secretaria, como agronomia e economia, com o especialista em climatologia Alejandro Fonseca, professor da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O encontro foi uma oportunidade para troca de informações e busca de soluções. Ele apresentou dados importantes para a reflexão sobre os problemas pelos quais os produtores estão passando.
“Estamos no momento da colheita do milho e não é possível colher com essas chuvas contínuas que estão ocorrendo”, afirma o professor José Rêgo, assessor especial do governo. Outra atividade que está sofrendo com as chuvas é o plantio de mandioca e, com isso se perde muita lavoura com as enchentes.
A primeira providência que será tomada para diminuir as perdas é a criação de uma comissão técnica que vai contar com agrônomos, produtores, especialistas e outros parceiros, como a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). A comissão vai planejar um calendário agrícola para o estado e ter soluções mais adequadas a situações específicas de cada área, além de antecipar-se aos prejuízos.
“A visita do doutor Alejandro é fundamental para esclarecer os técnicos, que são as pessoas que estão no campo com os produtores, e evitar perdas maiores”, diz Reis.