Durante o monitoramento anual do programa Redd for Early Mover (REM), no Acre, realizado em fevereiro, os representantes do banco alemão KfW asseguraram o repasse de cinco milhões de euros, (R$ 16 milhões, aproximadamente). O recurso será investido em ações de baixa emissão de carbono e redução do desmatamento e é referente às emissões no período de 2013-2014.
Durante o encontro, que teve a duração de quatro dias, foram apresentados os resultados alcançados na primeira fase do programa, que já vendeu 79 milhões de toneladas de carbono.
Junto com a equipe de governo, os técnicos do KfW definiram as prioridades do Estado na aplicação do recurso: o desenvolvimento de salvaguardas socioambientais e o planejamento estratégico, no qual serão detalhadas todas as ações de execução do programa.
A diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais do Acre (IMC), Magaly Medeiros, declarou que o resultado da missão do KfW no Acre atendeu às expectativas do governo. “Com esse resultado nós estaremos focando, ainda mais, nas atividades realizadas com os beneficiários, tanto nas áreas abertas quanto nas florestas, para garantir a liberação de mais recursos provenientes das baixas emissões de carbono”, explicou.