O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, acompanhou a entrega de um kit de medicamentos em Sena Madureira na manhã deste sábado, 14. Os kits são disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) para atender a população dos locais atingidos pela cheia dos rios.
Na ocasião, o secretário aproveitou para visitar o abrigo público do município e conversar com o Padre Paolino.
“O governo do Estado está empenhado em proporcionar uma assistência rápida e efetiva às vitimas da cheia, garantindo, assim, a redução dos danos à infraestrutura sanitária e de saúde e tomando todas as medidas necessárias para o restabelecimento dos serviços relacionados à saúde e o bem-estar da população”, disse Armando Melo.
Melo também falou sobre a preocupação com o período pós-enchente. “Esse é o momento mais crítico, que será a volta para casa, onde é preciso prevenir possíveis doenças como leptospirose, hepatite, por isso, todo cuidado é pouco”, observou Melo.
O prefeito do município, Mano Rufino, agradeceu a parceria do Estado. “Temos como preocupação a prevenção das doenças que podem surgir com a vazante do rio. O apoio do governo tem sido fundamental e a chegada desses medicamentos vem auxiliar nesse trabalho de prevenção e cuidados com a população”, disse.
Além de Sena Madureira, Rio Branco, Porto Acre e Capixaba também receberam os medicamentos. Ao todo 13 Kits foram distribuídos entre os municípios. A entrega teve início na tarde de sexta-feira, 13 e foi finalizada na manhã do sábado, 14.
Medicamentos como antibióticos, analgésicos, vermífugos, soros fisiológicos, antiofídicos, hipoclorito de sódio e materiais médico hospitalares (equipos, catéteres, luvas, seringas, entre outros) são disponibilizados.