O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), conhecido como Pronto-Socorro, vem ao logo dos anos passando por mudanças significativas, tanto na estrutura física quanto na oferta de especialidades clínicas, para garantir agilidade e resolutividade nas demandas de urgência e emergência no Acre.
A unidade hospitalar é a mais bem equipada e preparada no estado para atender casos emergenciais de média e alta complexidades, como cirurgias em diferentes especialidades, emergência pediátrica, atendimentos cardiovasculares, neurológicos e de trauma-ortopedia, por exemplo. Além disso, quem utiliza os serviços do Huerb conta ainda com atendimentos clínicos, traumáticos e ambulatoriais, salas e leitos de observações, internações e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Outros serviços, como desintoxicação – para pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas -, exames laboratoriais e de imagem, também estão disponíveis para os pacientes atendidos no hospital.
A abertura de novos de leitos de UTI e a ampliação dos centros cirúrgicos são primordiais para preservar a vida dos pacientes que entram no Huerb em estado grave. Hoje, o hospital conta com 18 leitos de UTI. Quando a obra de verticalização estiver pronta, serão 28 de UTI e mais 109 novos leitos de internação.
Para o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, a verticalização do Huerb vai oferecer resolutividade nas demandas de urgência e emergência. A nova unidade contará com cinco andares, sendo três de enfermaria e um de UTI. Haverá ainda um heliponto para receber os pacientes resgatados de helicóptero.
“A nova estrutura, além de oferecer maior segurança e confiança no atendimento, também vai garantir mais humanização nos serviços prestados aos pacientes. Acreditamos que com a inauguração da verticalização do Huerb teremos mais agilidade no sistema público de saúde do Estado”, comentou Melo.
Novos profissionais devem ser contratados para ampliar o quadro de servidores da unidade, já que o Huerb é um dos maiores hospitais da Região Norte e atende não só a população do Acre, mas de outros estados e países.
Segundo o secretário, o governo do Estado não mede esforços para angariar recursos a serem investidos na oferta de novos serviços de alta complexidade, possibilitando que os acreanos tenham acesso a procedimentos de saúde no próprio estado e perto da família.
“Nós evoluímos tanto na oferta de serviços que até os pacientes da rede hospitalar privada buscam atendimento em nosso estado. Mais de 90% dos atendimentos em saúde são realizados pelo sistema público”, conclui Melo.