Segundo a tradição católica, Semana Santa é tempo de consumir peixes. Para garantir que a população tenha pescado de qualidade, com preço acessível, oferta de peixes suficiente e facilidade na hora da compra, todos os anos é realizada a Feira do Peixe.
O governo do Acre mais uma vez é parceiro da prefeitura de Rio Branco na realização do evento, de 28 de março a 3 de abril.
A 6ª edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar em 2015 tem uma novidade. Além da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) e mercados públicos, a Comunidade do Quixadá vai comercializar peixes na Arena de Esportes Radicais.
A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) trabalha no apoio logístico para que os produtores familiares tragam sua produção de peixes até os locais onde os pescados serão comercializados.
“Nós já ajudamos esses produtores familiares com a construção de açudes e toda assistência técnica. Nada mais justo então do que na hora que eles vão ter a oportunidade de comercializar sua produção a gente ajude com a logística necessária para o transporte do pescado”, destaca Glenílson Figueiredo, titular da Seaprof.
Além da Ceasa e Arena de Esportes Radicais a feira será realizada no Mercado Elias Mansour, Mercado da Estação Experimental, Mercado da Seis de Agosto e Mercado da Cidade do Povo.
A expectativa é que sejam comercializados até o fim da feira 200 toneladas de peixes. A abertura da Feira do Peixe e Agricultura Familiar será no próximo sábado, 28, às 7 horas, na Ceasa.