As barracas cedidas pela Secretaria de Pequenos Negócios abrigou 50 expositores para a 3ª Feira do Peixe de Tarauacá. O evento é promovido pela prefeitura e governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), com o apoio da SEPN e está sendo realizada de 31 a 2 de abril.
A oportunidade de comercialização na feira é a conclusão dos incentivos do governo em cadeias produtivas. Em 2014, foram feitos mais de 500 tanques para incentivar a piscicultura em Tarauacá: “O reflexo é a grande quantidade de produto disponível. É potencializando os pequenos produtores que pudemos abastecer o município”, ressalta o prefeito Rodrigo Damasceno.
Tarauacá está com o rio acima da cota de transbordo, o que relembra a realidade recente de outras dez alagações consecutivas nos últimos meses. Os impactos das chuvas e cheias foram sentidos nas produções locais do município, por isso o prefeito intitulou como a “Feira da Superação”.
A Cooperativa de Piscicultores de Tarauacá (Copta) desenvolve a piscicultura há quatro anos e nesta edição da feira está utilizando duas barracas. Dos 130 cooperados, 40 enviaram produção, totalizando 20 toneladas de pescado. “Acredito que conseguiremos cumprir nossa meta, porque ano passado vendemos 18 toneladas”, diz Carlos Felix Assem, presidente da cooperativa.
O padre Sebastião Bonjour esteve presente na solenidade de abertura e lembrou do simbolismo do peixe na Bíblia, que é vida e abençoou a feira. “O evento tem como marca a resistência dos trabalhadores tarauacaenses e também fortalece o simbolismo da devoção católica na Semana Santa”, salienta.