A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, acompanhada do governador Tião Viana, deu início nesta quarta-feira, 1, no restaurante La Nona, ao Festival de Gastronomia da Semana Santa. Aproveitando a data, o festival oferece receitas elaboradas com os produtos da Peixes da Amazônia em 17 restaurantes da capital, de 1 a 5 deste mês. Além dos pratos típicos e já conhecidos, como a moqueca de tambaqui, o público poderá experimentar iguarias como o ceviche de pirarucu e o carpaccio de surubim.
O evento é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Acre (Abrasel) e tem a parceria do governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac) e da Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre, projeto idealizado por Marlúcia Cândida. “Estamos celebrando uma grande conquista. Começou com o projeto de governo de criação de peixes e resultou hoje numa grande indústria. Esses peixes que viemos hoje saborear também firmam algo na identidade deste governo”, disse a primeira-dama.
Mais do que um festival gastronômico voltado a pratos com os peixes amazônicos, o evento valoriza o trabalho do Complexo de Piscicultura do Acre, a Peixes da Amazônia S.A., cuja etapa do frigorífico de filetagem entrou em funcionamento há pouco tempo e já abastece o mercado. O presidente da Central de Cooperativas dos Piscicultores, José Augusto Pereira, afirma: “Esse é um sonho se realizando. Estamos entregando um produto de qualidade para a população e agora o vemos chegar a esse patamar por meio da culinária”.
Veja a lista dos restaurantes que participam do festival – Mata Nativa, JB Grill, Pão de Queijo, Big Lanche, Água na Boca, Guia do Sabor, Sabor do Sul, Divino Fogão, Paço, Maria Farinha, La Nona, Vivenda do Camarão, Élcio Restaurante, Bonaparte, Yoshi, Fogão Mineiro e Afa Bistrô.