Tarauacá é famosa pelo abacaxi que produz. Os agricultores do município querem aproveitar a fama do fruto para aumentar a produção e ganhar novos mercados. Há cerca de um ano, o governo do Estado distribuiu a produtores familiares da região 40 mil mudas de abacaxi.
Um dos beneficiados foi o agricultor Raimundo Gelcimar Teles. Morador do Projeto de Assentamento Tarauacá, localizado no Seringal Esperança, ele recebeu incentivo e plantou 15 mil pés do fruto em sua área de terra.
Daqui a aproximadamente sete meses, Raimundo deve começar a colher os abacaxis. O produtor se mostra satisfeito com a plantação e a assistência que recebeu.
“Nunca tinha pensando em plantar abacaxi. O pessoal da Seaprof veio aqui e me convenceu. Hoje, minha plantação está bonita e daqui a alguns meses já vou começar a colher minha primeira safra. Recebi as mudas e o apoio técnico. Vou continuar com o plantio daqui para frente”, afirma o produtor.
Teles é o tipo de agricultor familiar que diversifica sua produção agrícola. Além do abacaxi, na propriedade se encontra uma plantação de 500 pés de açaí, 400 de cupuaçu, e mil de banana e macaxeira.
Tudo isso tem o apoio técnico do escritório da Seaprof de Tarauacá. “No caso do abacaxi, nós distribuímos as mudas, acompanhamos o plantio e agora vamos ajudar na comercialização. Raimundo Teles é o exemplo do pequeno produtor que trabalha com diversas culturas e consegue uma boa renda com sua produção”, explica o técnico agrícola da secretaria José Sidomar Chagas.