A capacitação em massagem shantala, que seria realizada nesta sexta, 10, para os servidores da Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), em Rio Branco, foi transferida para outra data, que ainda está sendo definida pela direção da unidade. O curso tem como objetivo ensinar, por meio da teoria e da prática, a massagem como método preventivo e intervenção de baixo custo.
A massagem para bebês é um projeto idealizado pelo gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e busca a abordagem atualizada sobre o ato de tocar e a importância do afeto e da interação social no desenvolvimento humano.
De acordo com o massoterapeuta Bento Marques, a modalidade é mais que uma simples massagem, é um ato de amor. “A shantala é uma conversa amorosa e silenciosa entre a mãe e o bebê. Por meio dela, a criança se sente acolhida, amparada e ao mesmo tempo reconhece o mundo pelo toque. Sem contar que o sistema de defesa da criança fica mais forte, evitando doenças”, explicou.
O massoterapeuta disse que uma das finalidades do curso é levar aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que lidam diretamente com as crianças as técnicas de alicerce para o amor, para a manutenção da saúde mental e para a boa convivência familiar.