Para incentivar os estudantes que participarão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia deu início nesta semana às aulas preparatórias para a competição.
A Olimpíada foi criada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para estimular o ensino da matemática na rede pública e descobrir talentos na área. Em 2014, 235 alunos do Acre receberam honrarias, sendo três medalhas de prata, 60 medalhas de bronze, e 172 menções honrosas.
As aulas iniciais ocorreram no Colégio Acreano, contando com mais de 100 alunos participantes. Nos próximos meses, as aulas serão estendidas para outras escolas e municípios até o mês de junho, quando será realizada a primeira fase das provas.
Entre os convidados para as aulas iniciais, estava Ellen Camila da Silva Fernandes, 15, medalhista de prata da OBMEP e campeã da categoria Júnior do Torneio Acreano de Xadrez René Descartes, realizado pelo Instituto no mês passado.
“Trata-se de uma oportunidade maravilhosa. Além de estimular nossos conhecimentos, a Olimpíada também permite um enorme acesso à área de pesquisa científica. Desde que iniciei minhas atividades no Instituto, meu interesse pela matemática só aumentou”, disse Ellen.