A Defesa Civil do Acre participou de um encontro nesta terça-feira, 14, em Brasília, entre todos os coordenadores de Defesa Civil Estadual do país. A reunião teve como objetivo promover a interação entre a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e os entes federados atuantes na área de Proteção e Defesa Civil, além de regulamentar o capítulo III da lei n° 12.608, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A reunião foi presidida pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e pelo secretário nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior. Durante os trabalhos pela manhã, o ministro e o secretário Adriano elogiaram o governo do Acre pela atuação durante a cheia histórica do Rio Madeira em 2014 e as atuações na coordenação das ações de assistência e resposta aos municípios atingidos pelas alagações dos rios acreanos em 2015.
O coordenador da Defesa Civil do Acre, coronel Batista, esteve presente ao encontro e levou um pouco do case de trabalho da atuação do Acre durante os desastres ambientais nos últimos anos que geraram até mesmo o decreto de calamidade pública. Ele também fez parte da discussão da lei que pretende dar novas definições das normas e processos para a estruturação, organização e funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
“Com essa reestruturação, seremos capazes de definir melhor as ações de riscos e desastres em todas as esferas – municipal, estadual e nacional. Isso define a articulação e mobilização dos órgãos responsáveis pela prevenção, mitigação, resposta e reconstrução para eventos adversos oriundos das mudanças climáticas”, disse Batista.