Visando solucionar os problemas que estão ocorrendo na Maternidade e Clínica de Mulheres Bárbara Heliodora, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) anunciou nesta segunda-feira, 27, uma série de medidas que deverão ser colocadas em prática.
Entre as estratégias a serem desenvolvidas, estão a melhor orientação da equipe de acolhimento sobre procedimentos para os casos de paciente em trabalho de parto em estado avançado, reuniões com equipes e fortalecimento da gestão por meio do reforço da cadeia de comando, identificando os papéis de cada indivíduo e quem deve responder a quem dentro da unidade.
Além disso, devem se iniciar, de imediato, ações de humanização e a implantação da gestão clínica, sob a orientação do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb), da nova área de ambulatório e de 15 novos leitos para internação.
O novo ambulatório ficará em um prédio que está em reforma, próximo à maternidade. O atual espaço de consultas ambulatoriais será transformado em leitos. Com isso, o novo fluxo de atendimento garantirá melhor assistência às gestantes e mulheres que procuram o setor de ginecologia da maternidade.
Também deverá ser articulada com Acrelândia, Senador Guiomard e Plácido de Castro orientação para que esses municípios assumam os partos localmente, a fim de diminuir o fluxo de mulheres que vêm do interior para dar à luz, contribuindo para desafogar o atendimento na unidade.
“Não vamos medir esforços para que o serviço oferecido na maternidade seja melhorado e as gestantes que busquem a unidade sejam sempre atendidas e assistidas da melhor maneira, de forma humanizada, tendo garantidos seus direitos de ter um parto tranquilo e seguro”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo.