Gerentes, coordenadores e chefes de equipe da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 6, no auditório da unidade, para discutir estratégias de fortalecimento da gestão, por meio do alinhamento da cadeia de comando na unidade, identificando os papéis de cada indivíduo e quem deve responder a quem dentro da unidade.
Uma das primeiras ações a ser desenvolvida é a implantação da gestão clínica, estratégia que envolve gerenciamento no que se refere ao paciente. De acordo com Moisés Viana, do Núcleo de Ações Estratégicas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a gestão clínica prevê melhor organização das ações de acolhimento, recepção, atendimento e classificação de risco.
“É um serviço desenvolvido por meio da elaboração de protocolos, planejamento estratégico, acompanhamento dos serviços junto aos coordenadores e assessoramento às gerências, para oferecer um serviço de qualidade aos usuários dos serviços oferecidos na maternidade”, disse.
Também serão elaboradas ações de humanização para os servidores da unidade, coordenadas pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), responsável por oferecer promoção, prevenção e acompanhamento de saúde.
De acordo com a diretora da Maternidade, Rossana de Oliveira, as ações visam oferecer maior agilidade e resolutividade nos serviços da unidade. “Essa iniciativa deve ampliar o atendimento e melhorar a oferta do serviço aqui na maternidade”, concluiu Rossana.