Os 29 pacientes que se submeteram a cirurgia de quadril, no mutirão realizado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro (Into/RJ), entre 11 e 16 deste mês, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, tiveram na manhã desta terça-feira, 19, o primeiro retorno pós-cirúrgico para avaliação.
De acordo com a assessora técnica dos mutirões de cirurgia, Ediná Monteiro, todos os pacientes beneficiados com o procedimento cirúrgico estão em perfeita recuperação. “Segundo o doutor Rodrigo Minuano, os pacientes estão todos bem e a recuperação está acontecendo conforme o esperado para cada quadro clínico”, informou.
Para o paciente José Aparecido Martins, 50, a cirurgia do lado esquerdo do quadril vai proporcionar uma vida com menos dores e mais qualidade. “Eu usava uma muleta para poder andar, mas agora tenho a esperança de melhorar e realizar pelo menos um pouco do que fazia antes”, disse.
Maria Navegante, 53, sofreu um acidente de moto aos 14 anos de idade, mas somente há dois anos começou a sentir problemas no lado esquerdo quadril. “Na época do acidente, o médico já havia me dito que eu iria ter esse problema, porque fiquei com sequelas. Mas eu não imaginava que sentiria tanta dor. Minha maior alegria foi ter conseguido realizar a cirurgia no meu estado, perto da minha família”, declarou.
“Eu tenho que agradecer primeiramente a Deus, e em segundo o nosso governador Tião Viana, porque ele tem sido muito generoso. Por meio dele pudemos realizar nossa cirurgia aqui no estado, junto da família, e amenizar a nossa dor”, agradeceu a paciente Helena Neri, que sofre há 10 anos com osteoporose, doença que atingiu o quadril.
Segundo uma pesquisa de satisfação realizada pela Ouvidoria do HC, todos os pacientes que se submeteram a cirurgia de quadril no mutirão do Into/RJ declararam estar satisfeitos com o atendimento recebido. “Isso reforça o nosso ideal de oferecer sempre um atendimento mais humano e com mais qualidade”, disse a funcionária do HC Antônia Bezerra.