Com o objetivo de divulgar a agricultura orgânica, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio das superintendências federais de agricultura dos estados e das comissões de Produção Orgânica (CPOrg), e em parceria com o governo do Estado, realiza do dia 25 a 31 de maio, a 11ª Semana do Alimento Orgânico, em Rio Branco.
A campanha nacional é promovida anualmente e visa esclarecer aos consumidores o que são os produtos orgânicos, seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais, a fim de estimular o consumo e facilitar o acesso a essa forma de produto diferenciado.
Um dos empreendimentos envolvidos com a proposta é a Feira de Produtos Orgânicos, realizada desde 1998 em Rio Branco. A feira dispõe de uma variedade de produtos de origem agroextrativista provenientes de alguns grupos de produtores, como Moreno Maia, Agricultores Ecológicos do Humaitá e dos Polos Benfica e Wilson Pinheiro.
A Feira de produtos orgânicos
A feira de produtos orgânicos é referência de comercialização justa e solidária no Estado. É organizada pelos agricultores da Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia (ACS Amazônia) e pela Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta (Safra),com o apoio do governo do Estado. Ocorre todas as sextas-feiras das 6 às 18h, e aos sábados das 5 às 13h, ao lado do Mercado Municipal Elias Mansour e atrás do Terminal Urbano de Rio Branco.
Se quiser comercializar seu produto na feira, o agricultor familiar deve efetuar seu cadastro junto ao Mapa, para receber a declaração de cadastro de produtor vinculado à Organização de Controle Social. O documento deverá estar à disposição para consulta dos consumidores no local da comercialização.
Confira a programação a programação da 11ª Semana de Alimento Orgânico.