Mais de dez mil alunos acreanos do terceiro ano de ensino médio preparam-se para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), com realização marcada para os dias 24 e 25 de outubro.
As inscrições estão abertas desde segunda-feira, 25, e desde a abertura, mais de 400 mil inscrições foram realizadas. Os interessados em participar da avaliação têm até as 21h59 (horário local) do dia 5 de junho para efetuar a inscrição. Além de indicador qualitativo do ensino médio brasileiro, o Enem tornou-se também o acesso às faculdades após a extinção das provas de vestibular.
Para efetuar o processo, o candidato precisa ter em mãos o RG, o CPF e um endereço de e-mail pessoal, que não poderá ser usado em mais de uma inscrição no exame. A taxa de pagamento deste ano é de R$ 63, podendo ser paga até as 19h59 (horário local) do dia 10 de junho.
Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em escola pública são automaticamente isentos, sendo possível aos candidatos que comprovarem baixa renda solicitarem a isenção de pagamento, preenchendo o questionário socioeconômico e conferindo se o pedido foi aceito antes do fim das inscrições.
Outra novidade desta edição é o uso do nome social por candidatos travestis e transexuais. Para isso, devem fazer sua inscrição normalmente no site até o dia 5 de junho, e no período entre 15 e 26 de junho, devem entrar novamente na página do Enem e solicitar o uso do nome social em formulário disponível on-line. O candidato deve ter documentos comprobatórios de sua condição.
O candidato acreano deve estar atento aos horários presentes nos documentos e informações oficiais do Enem, pois todos são divulgados tendo como base o horário de Brasília. Para realizar a inscrição e esclarecer dúvidas, acessar o site enem.inep.gov.br e não perder os prazos descritos no endereço eletrônico.