Como parte da agenda de trabalho cumprida pelos governadores, secretários e técnicos dos governos membros do Consejo Interregional Amazónico Peruano (Ciam) e o governo do Acre, a diretora-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais do Acre (IMC), Magaly Medeiros, apresentou o histórico, a estruturação e os arranjos institucionais do Sistema de Incentivos por Serviços Ambientais do Estado do Acre (Sisa).
A comitiva conheceu dados sobre as florestas povoadas do Acre, o histórico de desmatamento até a criação do Sisa como ferramenta fundamental para a implantação de um novo modelo de desenvolvimento econômico, por meio de políticas públicas de conservação da floresta, qualidade de vida para populações tradicionais e preservação da memória e da cultura dos acreanos.
O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), o Programa de Valorização do Ativo Ambiental Florestal, o Plano Estadual de Recursos Hídricos e o Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas foram outros pontos explanados durante a apresentação.
Magaly Medeiros chama a atenção para a importânciísa de o governo do Estado estimular esses encontros de trabalho com governos do Peru amazônico. “É uma grande aposta do governador Tião Viana fortalecer essa troca de experiências, pois nós temos muitos desafios comuns com os países vizinhos. O Acre lidera o sistema de incentivo aos serviços ambientais, e quando os outros governos também conseguirem avançar nessa política nós teremos a valorização do nosso patrimônio maior, que é a floresta”, disse.