O governador Tião Viana já está em Cuiabá (MT) para participar nesta sexta-feira, 29, do 10º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, promovido entre os Estados do Acre, Mato Grosso, Amapá, Amazonas, Tocantins, Roraima, Maranhão, Rondônia e Pará. O objetivo do evento é definir mecanismos de cooperação regional e abrir canais de discussão com o governo federal a respeito do desenvolvimento sustentável da Amazônia. O fórum será realizado no Palácio Paiaguás, das 8h30 às 17h30.
Outro ponto importante da reunião é a participação desses Estados na COP 21 (Conferência das Partes, realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em Paris, em dezembro deste ano, que visa estabelecer um novo acordo climático mundial.
A reunião servirá também para discutir o planejamento regional sustentável. Esta é a primeira vez que governadores e secretários de meio ambiente dos nove estados que compõem a Amazônia Legal estarão reunidos.
O fórum propõe, ainda, fazer como em 2009, quando houve uma força-tarefa dos governadores em relação à política de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (Redd+), com ações de mitigações do desmatamento para levar à COP 15, realizada em Copenhague, na Dinamarca.
Acre é referência em baixa emissão de carbono
Mais de 80% do território do Acre é coberto por florestas. Desse percentual, grande parte é de áreas habitadas. Foi com o programa Redd+ que o Acre alcançou o mercado de carbono, buscando recursos oriundos das baixas emissões, além de estimular e conceder plenas condições para que os habitantes das florestas desenvolvessem atividades sustentáveis.
O Acre já compensou mais de 11 milhões de toneladas de carbono, resultando em aproximadamente R$ 40 milhões em recursos, nas duas fases do programa Redd+.