Melhorar o atendimento ao agricultor familiar e fomentar a produção no estado do Acre são os principais objetivos da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Para que isso aconteça, as equipes têm realizado planejamento das atividades de fomento, assistência técnica e extensão rural junto aos pequenos produtores acreanos.
Durante o sábado, 30, quem recebeu a visita da Seaprof para apresentação dos investimentos foram os produtores rurais da Estrada da Transacreana. Segundo o gerente da Seaprof que atende essa regional, Juscelino Almeida, essa aproximação é fundamental. “Temos a intenção de fazer uma gestão mais próxima do agricultor, atendendo as demandas e prestando assistência técnica.”
A regional da Transacreana atende mais de duas mil famílias de agricultores. Para o diretor-presidente da Cooperativa de Produtores Rurais da Transacreana (Coopermat), José Augusto Pinheiro, esse debate dá uma segurança maior ao produtor. “Dialogar com a comunidade estimula o agricultor a fazer investimentos, a produzir novas culturas, motiva as pessoas e garante que os produtos da agricultura familiar cheguem aos mercados”, explica.
Parcerias para estimular o setor rural
As prioridades de cada local são expostas pelas lideranças e os investimentos de cada cadeia produtiva são anunciados. O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre foi convidado a participar da reunião. Garantiu que a prefeitura de Rio Branco é parceira na realização da atividade e parabeniza a iniciativa. “Esse é o momento certo para se discutir mecanização, ramais, açudes, o verão está chegando e queremos aproveitar cada minuto”, declara.
O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Glenilson Figueiredo, destacou que as parcerias são necessárias para desenvolver as atividades que beneficiem os trabalhadores rurais. “Fortalecemos essa união entre o governo do Estado, a prefeitura e a comunidade rural no objetivo único de atender os agricultores e desenvolver com qualidade as políticas públicas para o setor.”