O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) possui Unidades Locais de Defesa Agropecuária (Uldags) e escritórios espalhados pelo Estado. Como parte dos investimentos que serão feitos para melhorar o atendimento à comunidade, a instituição assinou recentemente a ordem de serviços que designa a construção de uma nova unidade em Assis Brasil.
De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar, a previsão para a construção da Uldag está estimada em três meses, com valor da obra orçado em mais de R$ 260 mil.
“Vale ressaltar que essa unidade faz parte de uma área estratégica, localizada na tríplice fronteira, o que implica a intensificação da defesa e controle”, pontua.
Além da construção, serão adquiridos mobiliários e equipamentos, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que se aproximam dos R$ 50 mil em investimentos.
Segundo Dankar, existem diferenças entre o padrão de funcionamento das Uldags e dos escritórios. Ambos são espaços de atendimento ao produtor, com variedade de serviços que vão desde a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) à visita do veterinário em propriedades, em caso de solicitação do produtor.
“Só podem ser consideradas Uldags quando há um profissional da área de medicina veterinária. Sem a figura desse especialista no local, só se pode considerar um escritório”, explica.
Em breve também será assinada a ordem de serviços para a reforma do posto de fiscalização do Idaf, localizado no trevo de Senador Guiomard.