Pensando no fortalecimento das políticas de fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realizou recentemente a 13ª edição do Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (Enfisa), em Salvador (BA). Representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) estiveram no evento, uma conquista para o Estado, que participou de todas as discussões acerca do tema.
Nos cinco dias de programação, compareceram a gerente de Defesa e Inspeção Vegetal do Idaf, Suhelen Alves, o coordenador do Departamento de Agrotóxicos e Afins, Oder Gurgel, o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (CREA-AC), Pedro Arruda, e o representante da Superintendência Federal de Agricultura do Acre, Manoel Mendes.
Segundo Suhelen, foram realizadas discussões que deram oportunidade para diversas unidades da Federação apresentarem resultados de projetos inovadores no serviço de fiscalização de agrotóxicos, os quais podem colaborar para que outros Estados consigam resolver problemas em comum.
“Por meio das discussões que o evento proporciona, os órgãos responsáveis pela defesa sanitária vegetal nos Estados estão identificando uma série de caminhos para melhoria. Oportunidades como essa só têm a fortalecer o sistema brasileiro de defesa agropecuária. Ganham os Estados e ganha o país”, destaca.