O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) promove nesta sexta-feira, 12, a partir das 8 horas, em Rio Branco, um café da manhã em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
A data é uma oportunidade para incentivar a população a doar sangue e realizar um ato de solidariedade, bem como agradecer aos voluntários que colaboram para manter abastecido o estoque de sangue do Hemocentro.
“É uma maneira também de sensibilizar nossos doadores cadastrados, mas que estão inativos, para que voltem a doar sangue, e chamar os que ainda não doaram para se tornarem parte do grupo”, acrescentou Marlice Aquino, gerente de captação da unidade.
Atualmente, o Hemoacre conta com pouco mais de quatro mil doadores ativos, o que gera mais de 900 doações por mês. Para atender toda a demanda hospitalar de Rio Branco e de outros municípios, seriam necessárias 40 doações diárias.
“Esse é nosso principal desafio, pois o nível de conscientização da população para doação voluntária de sangue ainda é pequeno. A realidade na saúde pública muda rapidamente. Novos serviços de saúde estão surgindo, o que requer o aumento no número diário de doações, bem como a fidelização dos doadores”, complementou Marlice.