Diretores e técnicos dos Departamentos Estaduais de Trânsito de todo o Brasil se reúnem em Maceió (AL) para o 49° Encontro Nacional dos Detrans, que começou quarta, 10, e se encerra nesta quinta-feira, 11.
O grupo vai discutir legislação, melhorias de sistemas e serviços e propor alterações de normativas de trânsito. Todas as sugestões apresentadas serão analisadas e respondidas.
O diretor-geral do Detran Acre, Gemil de Abreu Júnior, diz que o encontro fortalece os departamentos e ajuda na consolidação de propostas unificadas. “Estamos aqui para nos aproximar como instituição. Precisamos chegar a pontos que convergem e que possam nos dar a possibilidade de construir propostas conjuntas que sirvam para todos os Estados”, explicou o diretor.
Durante as discussões dos grupos de trabalho, os diretores dos Detrans apontaram que uma das alternativas para evitar resoluções sem efeito é ampliar a participação dos Estados nas decisões federais. Os diretores também discutiram sobre temas como o repasse de recursos, a prorrogação da exigência do exame toxicológico para motoristas de categorias pesadas e os problemas regionais.
O diretor do Denatran e presidente do Contran, Alberto Angerami, conversou com diretores durante o encontro e falou sobre os temas discutidos e outras normativas polêmicas que devem entrar em vigor no Brasil.
“Para que as leis sejam eficientes, precisamos da contribuição dos diretores e de todos os atores do sistema de trânsito. Reitero que estamos dispostos a ouvir e atender às demandas dos Estados”, destacou Angerami.
A comitiva do Detran Acre foi composta ainda pelo procurador jurídico do órgão, Fábio Eduardo Ferreira, e pelo gerente de Vistoria de Veículos, Eldivon Montefusco, que participaram das discussões técnicas em suas áreas de atuação.