O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Assessoria Especial de Juventude do Acre (Assejuv), realizou na manhã desta terça-feira, 16, ato em solidariedade ao educador de trânsito Yrvine Araújo, exposto nas redes sociais após ser filmado por trabalhar usando bermuda.
Durante a ação, os educadores de trânsito, os diretores do Detran, Gemil de Abreu Júnior e Shirley Torres. e o assessor da Juventude, Weverton Matias, usaram bermudas, em repúdio ao preconceito sofrido pelo educador.
O ato foi o primeiro passo para implantação da vestimenta como parte do uniforme dos educadores de trânsito. “A polêmica causada pelo vídeo serviu para adiantar a proposta que já estava sendo analisada, que é propor para educadores de trânsito um uniforme alternativo, mais apropriado para o clima do Acre”, disse o diretor-geral do órgão, Gemil de Abreu Júnior.
Entenda o caso
O educador de trânsito Yrvine Araújo foi filmado por um pedestre enquanto trabalhava usando bermuda. O vídeo foi divulgado nas redes sociais no último sábado, 13, tendo grande repercussão favorável ao educador.
O educador, que fora vítima de acidente de trânsito havia algumas semanas, usava a bermuda com o intuito de evitar atrito nas feridas que estão cicatrizando, e havia sido autorizado pela chefe imediata, a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran Geny Polanco.