Durante toda esta semana a coordenação de Educação de Trânsito do Detran realizou um curso de formação para professores e coordenadores de escolas estaduais e municipais, em parceria com a Fundação Mapfre dentro do projeto “Educação Viária é Vital”.
A principal ideia do programa é fortalecer o conceito de segurança viária dentro das salas de aula, com a distribuição de kits educacionais e a capacitação de professores que monitoram e orientam o desenvolvimento de trabalhos escolares. “Nós olhamos e trabalhamos com a forma em que as pessoas se relacionam umas com as outras no espaço público”, comentou a coordenadora pedagógica da Fundação Mapfre, Marina Pompeia.
A Coordenação de Educação de Trânsito do Detran é a responsável pela mobilização das escolas e orientação dos projetos desenvolvidos. Ao elaborar projetos educativos, os professores lidam com a arte de proporcionar experiências que contribuem para a formação das crianças e adolescentes, de modo participativo e integrado.
“São projetos desse tipo que nos auxiliam na melhoria do trânsito, a educação é nosso foco principal, queremos cada dia ampliar mais nossa atuação nessa área, levando até as salas de aulas a discussão sobre ter um trânsito mais seguro para todos”, diz Gemil de Abreu Júnior, diretor-geral do Detran.
O curso de formação teve nesta terceira etapa a participação de educadores dos municípios de Senador Guiomard, Sena Madureira e Capixaba, formando cerca de 200 professores e coordenadores.