Em alusão ao aniversário de 189 anos de fundação da Polícia Nacional Boliviana, na cidade de Cobija, capital do Departamento de Pando, oficiais da Polícia Militar do Acre (Pmac) foram homenageados. No fim da tarde desta segunda-feira, 22, o comandante-geral, coronel Júlio César dos Santos e o major Estene Barbosa, comandante do 10° Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), situado em Brasileia, participaram da solenidade no país vizinho.
Os oficiais foram agraciados com a insígnia e o diploma “Emblema de Oro”, concedidos a autoridades bolivianas ou estrangeiras que contribuíram para o engrandecimento da Polícia Nacional Boliviana. Lisonjeado com a homenagem, o coronel Júlio César reafirmou a parceria com os colegas vizinhos e garantiu que a luta contra o crime na fronteira irá se fortalecer ainda mais.
“Graças a essa integração entre as forças de segurança brasileiras e bolivianas, obtivemos resultados animadores nos últimos meses. Os índices de criminalidade nesta região, onde o furto e roubo de veículos era algo difícil de combater, já caíram mais de 60%. Iremos continuar trabalhando para que esses números diminuam ainda mais e que essa relação harmoniosa entre nossas polícias continue, pois é algo que já deu certo”, disse o comandante-geral da Pmac.
Um desfile cívico foi realizado para celebrar a data. Posteriormente, os representantes da Segurança Pública do Acre também participaram de um tradicional brinde de comemoração, organizado pelo governo de Pando, para a entrega oficial de equipamentos de informática, viaturas e armamentos novos ao comandante Departamental de Polícia de Pando, coronel Jonny Marcelo Andia.