Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Papa defende o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Papa defende o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável

 

 Para o papa, a humanidade vive um momento chave onde deve rever seus modelos de desenvolvimento e consumo (Foto: Arquivo Secom)
Para o papa, a humanidade vive um momento chave e deve rever seus modelos de desenvolvimento e consumo (Foto: Arquivo Secom)

Em um momento inédito na história do Vaticano, o papa Francisco lançou a encíclica Louvado Seja – conhecida como encíclica verde –, uma carta com orientações para a igreja. Para salvar o planeta, Francisco defende uma mudança radical no modelo econômico e no estilo de vida das pessoas. O documento, de 192 páginas, defende principalmente o meio ambiente, pede um novo modelo de desenvolvimento, uma nova definição de progresso que não se baseie apenas no modelo econômico e tecnológico, mas numa economia sustentável.

O papa defendeu principalmente a argumentação científica de que hoje vivemos o momento de aquecimento global. “É verdade que há outros fatores (a atividade vulcânica, as variações da órbita e do eixo da Terra ou o ciclo solar), mas numerosos estudos científicos indicam que a maior parte do aquecimento global das últimas décadas se deve à grande concentração de gases de efeito estufa (anidrido carbônico, metano, óxidos de nitrogênio e outros) emitidos sobretudo em decorrência da atividade humana”, afirma Francisco.

Instituições que agem em defesa do meio ambiente, como o WWF e o Greenpeace, comemoraram a encíclica. O governador Tião Viana também se mostrou bastante orgulhoso pelo posicionamento do pontífice, tendo em vista o projeto de desenvolvimento econômico sustentável em aplicação no Acre.

A encíclica é publicada num momento em que o debate sobre o aquecimento está muito presente, já que Paris (França) receberá no fim do ano a cúpula internacional na qual se deverá aprovar o novo protocolo de redução de emissões de gases de efeito estufa, que será aplicado a partir de 2020, a COP 21. O governo do Acre participará do evento mundial, levando suas práticas sustentáveis para troca de experiências e aprendizado com outros países.

Conheça algum dos principais pontos da lista:

1 – O papa pede “mudanças profundas” nos estilos de vida, nos modelos de produção e consumo e nas estruturas de poder.
2 – Critica “a rejeição dos poderosos” e “a falta de interesse dos demais” pelo meio ambiente.
3 – Afirma que a Terra “parece se transformar cada vez mais em um imenso depósito de lixo”.
4 – O papa pede para “limitar ao máximo o uso de recursos não renováveis, moderar o consumo, maximizar a eficiência do aproveitamento, reutilizar e reciclar”.
5 – Ele se refere a “uma indiferença geral diante do trágico aumento de migrantes fugindo da miséria, piorada pela degradação ambiental”.
6 – Critica a privatização de água, um direito “humano básico, fundamental e universal que determina a sobrevivência das pessoas”.
7 – Assegura que “os mais graves efeitos de todas as agressões ambientais são sofridos pelo povo mais pobre” e fala de uma verdadeira dívida ecológica’ entre o Norte e o Sul”.
8 – Refere-se ao “fracasso” das cúpulas mundiais sobre meio ambiente, nas quais “o interesse econômico prevalece sobre o bem comum”.
9 – Aponta para o “poder conectado com as finanças” como o responsável de não prevenir e resolver as causas que originam novos conflitos.
10 – O papa acredita que é necessário “recuperar os valores e os grandes fins arrasados por um desenfreamento megalômano”.
11 – “Quando não se reconhece (…) o valor de um pobre, de um embrião humano, de uma pessoa com incapacidade, dificilmente se escutarão os gritos da própria natureza”.
12 – Para o papa, “é uma prioridade o acesso ao trabalho por parte de todos”.
13 – Entende que “às vezes pode ser necessário colocar limites a quem têm maiores recursos e poder financeiro”.
14 – Pede que as comunidades aborígines se transformem “nos principais interlocutores” do diálogo sobre meio ambiente.
15. Critica a “lentidão” da política e das empresas, que situa “longe de estarem à altura dos desafios mundiais”.
16 – O papa acredita que a “salvação dos bancos a todo custo (…) só poderá gerar novas crises”.
17 – Critica que a crise financeira de 2007-2008 não tenha criado uma nova regulação que “levasse a repensar os critérios obsoletos que continuam regendo o mundo”.
18 – Assegura que as empresas “se desesperam com o lucro econômico” e os políticos “por conservar ou acrescentar o poder” e não para preservar o meio ambiente e cuidar dos mais frágeis.
19 – Acredita que a solução requer “educação na responsabilidade ambiental, na escola, na família, os meios de comunicação, na catequese”.
20 – O papa encoraja os cristãos a “ser protetores da obra de Deus porque é parte essencial de uma existência virtuosa”.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464