O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Acre (Seaprof), Glenilson Figueiredo, esteve em Brasília durante a semana, participando de importantes agendas de interesse da produção familiar no Estado.
Além de acompanhar o governador Tião Viana durante o lançamento do Plano Safra 2015, ao qual o governo federal deve destinar cerca de R$ 60 milhões para serem investidos na agricultura familiar acreana, Glenilson trouxe outra excelente notícia para o setor produtivo.
Em reunião no Ministério da Pesca e Aquicultura, com a participação de Diógenes Lemainski, engenheiro de pesca do órgão, foi firmado o compromisso de priorizar a liberação dos recursos de dois convênios com o governo acreano.
São R$ 5,8 milhões, que serão usados na continuidade do programa de piscicultura no Acre. Na primeira fase, nos últimos quatro anos, foram construídos no Estado mais de cinco mil açudes, que junto com a construção do Complexo de Piscicultura alavancaram a produção de peixes no Estado.
Glenilson Figueiredo anuncia que o programa deve apresentar algumas novidades. Uma delas é a possibilidade da ampliação da área para a construção de tanques, que era de 350 metros quadrados e pode agora chegar até cinco hectares de lâmina de água.
“A piscicultura hoje é uma das prioridades de governo. Graças ao prestígio do governador Tião Viana em Brasília, entre vários convênios no Ministério da Pesca, o nosso se encontra em fase final para a liberação de recursos, para que a gente comece com o programa da pesca em 2015. Foi possível também durante a reunião a gente fazer uma análise do programa no Estado. O Acre, realmente, é referência na área de piscicultura”, destaca Glenilson Figueiredo, titular da Seaprof.