O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) realiza nesta sexta-feira, 26, um ciclo de palestras sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas.
Todas as unidades penitenciárias receberam a programação, na qual os reeducandos recebem orientações e são motivados a reflexões sobre o tema. A ação integra a 17ª edição da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), realizada entre 19 e 26 de junho. O tema escolhido foi “Todos pela Prevenção”.
A ação teve início na quinta-feira, 25, com os reeducandos das unidades penitenciárias do interior e da Unidade de Recolhimento Provisório de Rio Branco.
A intenção é alcançar o maior número de reeducandos de forma a multiplicar-se. As palestras são ministradas pela Comunidade Terapêutica Gileade e pelos Narcóticos Anônimos.
“Acredito que a mudança é possível. Se funcionou comigo, pode funcionar com os reeducandos também. A droga aprisiona, e por meio de um testemunho de uma pessoa que já se libertou, surge a esperança de uma nova história e, ainda, o fato de crer em Jesus é o combustível que gera libertação na vida de um dependente químico”, afirmou o palestrante Ney D’Anzicourt, pastor e ex-dependente químico.
No sistema penitenciário de Rio Branco, as palestras ocorrem nas salas de aula e nas oficinas de trabalho. Para o professor Jucelino Dantas, a atividade é de grande importância, pois reforça o dia a dia em que o professor trabalha buscando reinserir essas pessoas na sociedade. “O papel da educação é justamente dar oportunidade para o cidadão”, disse.