Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Tião Viana sanciona lei que aprova o Plano Estadual de Educação – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Tião Viana sanciona lei que aprova o Plano Estadual de Educação

O plano tem 19 metas e 304 estratégias que estabelece diretrizes para os próximos 10 anos (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Plano tem 19 metas e 304 estratégias que estabelecem diretrizes para os próximos 10 anos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) em junho, a lei do Plano Estadual de Educação (PEE) foi sancionada na tarde desta quinta-feira, 2, pelo governador Tião Viana, em ato realizado na Casa Civil.

O plano tem 19 metas e 304 estratégias que estabelecem diretrizes para os próximos 10 anos (2015-2024), reforçando os compromissos com as políticas educacionais e com a qualidade do ensino público.

“Este momento é uma página da história do Acre. Este é um plano que aponta fundamentos, que aponta enorme responsabilidade. Um plano desses é como dizermos ao Acre: ‘Eis aqui uma mensagem ao futuro. Eis aqui o que nós podemos fazer melhor aos filhos do Acre’. Porque nenhum bem é maior para as gerações futuras que a educação. Nenhum instrumento é tão importante”, declarou o governador após sancionar a lei.

Tião Viana complementou dizendo que “tudo é muito necessário: a saúde, o emprego, a segurança, a oportunidade do saneamento básico, mas a educação é o farol do mundo. É tirar da escuridão uma civilização. É mostrar virtudes”.

A professora Íris Célia Cabanellas, que contribuiu com a elaboração do PEE, também participou do ato, recebendo das mãos do governador uma cópia do plano após sanção. Emocionada, a educadora afirmou que naquela solenidade via-se a institucionalização do planejamento. “Este plano vai perpassar dois governadores e meio. Não é um plano de governo. É um plano de Estado”, frisou a educadora.

PLANO_EDUCACAO

Amplitude de diretrizes

Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Educação, Marco Brandão, o presidente da Assembleia, deputado Ney Amorim, o relator do projeto do Plano de Educação e líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen, o vice-presidente da Comissão de Educação da Aleac, deputado Nicolau Júnior, e os deputados Lourival Marques, Éber Machado, Jesus Sérgio e Jairo Carvalho.

“Quando estamos discutindo o que vai ser feito pela educação não por um governo, mas como política pública de educação, estamos delineando quais são os caminhos a serem percorridos para garantir a universalização do acesso à educação para todos os cidadãos acreanos, mas sobretudo, que educação será ofertada”, defendeu Brandão.

Daniel Zen externou sua alegria em ter a oportunidade de contribuir, em dois momentos, com a elaboração do PEE. A primeira, lembrou o parlamentar, foi ainda enquanto exercia o cargo de secretário de Estado de Educação, no primeiro mandato de Tião Viana. A segunda, já na Aleac.

“O plano abrange desde as questões relacionadas a educação infantil, da creche à pré-escola, passando pelo ensino fundamental e ensino médio, mas também incorporando as dimensões da questão educacional com a valorização e desenvolvimento do profissional; formação de docentes e não docentes, a questão relacionada ao financiamento, ao sistema de educação e o regime de colaboração entre o estado e seus municípios, às questões pertinentes a educação especial e a educação indígena, entre outros”, detalhou Zen.

O relator do projeto observou que o grande diferencial deste plano diz respeito à decisão do governador Tião Viana em destinar 100% dos recursos oriundos dos royalties do pré-sal, destinados ao Acre, para investimentos em educação.

União pela educação

Brandão falou da importância do ato para a educação (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Brandão falou da importância do ato para a educação (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Ney Amorim destacou que a amplitude dos debates do PEE foi fundamental para que o projeto fosse aprovado por unanimidade na Aleac. “Essa matéria chegou em tempo hábil, foi amplamente debatida entre os parlamentares, e também foram ouvidos os servidores da educação, os estudantes e a sociedade”, pontuou.

Os deputados Nicolau Júnior e Jairo Carvalho ressaltaram que embora façam parte da bancada de oposição ao governo, atuam no parlamento para ajudar nos avanços de políticas públicas e, portanto, foram favoráveis a aprovação do Plano Estadual de Educação.

“O deputado Daniel Zen nos deu o maior apoio nas reuniões temáticas, nas audiências em Rio Branco, em Cruzeiro do Sul. E tenho certeza que esse plano foi muito bem elaborado. É um plano ousado. O relator foi bem escolhido e nos explicava cada detalhe do projeto para que todos pudéssemos entender, porque ele conhece da educação. Jairo e eu somos da oposição, mas queremos ver o Acre avançar. Política deve ser feita dessa forma, com responsabilidade”, observou Nicolau Júnior.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464