O governador Tião Viana acompanhou na quinta-feira, 2, a campanha de coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) em Epitaciolândia.
A campanha tem como objetivo conscientizar os produtores rurais da necessidade de cumprir a determinação da lei que obriga a devolução das embalagens de agrotóxicos por esses causarem risco à saúde das pessoas e a contaminação do meio ambiente.
Várias equipes do instituto percorreram os ramais da região do Alto Acre para informar os produtores rurais sobre a importância da adesão à campanha.
“Queremos mostrar à população a outra cara do Idaf, que muita gente pensa que é apenas aquele órgão fiscalizador e que multa. Essa ação, por exemplo, foi realizada em parceria com os produtores e com as casas agropecuárias”, afirma Suhelen Alves, gerente de Defesa e Inspeção Sanitária Animal do Idaf.
Parcerias fundamentais para produção com respeito ao meio ambiente
O produtor Otávio Maffi entregou várias embalagens de agrotóxicos usados na sua produção agrícola. “Tem gente que diz que é bom queimar. Discordo! Queimar sempre faz mal à saúde, ainda mais sendo embalagem desse tipo de produto. Estou entregando galão que tinha guardado havia mais de quinze anos, para não contaminar o meio ambiente”, explica.
Oder Gurgel, coordenador de Fiscalização de Agrotóxicos e Afins do Idaf, fala da importância dos parceiros na ação. “O sucesso da nossa campanha só foi possível porque o Idaf tem o respaldo do produtor rural e da iniciativa privada”, destaca.
Ao todo, foram coletadas 803 embalagens de agrotóxicos durante o dia de campanha em Epitaciolândia, entregues por produtores rurais de todos os municípios do Alto Acre.
“Em relação à última campanha, a quantidade de embalagens entregues cresceu mais de 300%. Isso mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para garantir a saúde da população”, disse Mamed Dankar, diretor-presidente do Idaf.