Todo início e fim do mês, o número de atendimentos aumenta na Organização Central de Atendimento de Rio Branco (OCA). De acordo com Vera Freire, chefe da divisão de atendimento, o cidadão pode evitar filas se preferir buscar atendimento pela manhã, no período das 7 às 9 horas, e à tarde; a partir das 16 horas.
Para garantir mais agilidade no atendimento de crianças de 0 a 8 anos, a OCA passou a realizar agendamentos para o serviço de Carteira de Identidade, que são realizados conforme a disponibilidade dos pais ou responsáveis. “Isso garante que as crianças não fiquem muito agitadas durante o atendimento”, comenta Vera.
A OCA passa por uma reformulação no seu quadro funcional Novos atendentes já estão em treinamento para garantir um melhor funcionamento. Os serviços mais procurados são dos correspondentes bancários e da Eletrobras.
O atendimento da central funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 17 horas, durante dez horas ininterruptas. A OCA reúne 28 órgãos, que realizam mais de 800 serviços, e recebe diariamente cerca de nove mil cidadãos.
“Temos serviços que demandam mais tempo para ser realizados, como no caso do Procon, Sescap e Eletrobras”, ressalta Vera.