O governo do Estado lançou nesta terça-feira, 7, a primeira etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2015, que deve movimentar mais de R$ 25 milhões no estado neste ano. O programa envolve todos os municípios atendendo mais de 480 entidades, e mais de dois mil agricultores. Em Rio Branco, 58 entidades e 600 agricultores familiares participam do programa, em parceria com a Prefeitura Municipal (PMRB).
“
Este é o Acre que tem futuro na atividade rural”
Tião Viana
O evento foi realizado na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa-Rio Branco) e reuniu produtores rurais de diversas localidades, secretarias de governo e prefeitura, sindicatos e deputados estaduais.
Na ocasião, uma entrega simbólica da produção foi feita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito.
Para o governador Tião Viana, a efetivação do PAA evidencia a consolidação de um ambiente de prosperidade rural. “Só vai haver desenvolvimento quando o setor rural for forte e a agroindustrialização estiver presente. Este é o Acre que tem futuro na atividade rural”, declarou Tião Viana.
Representando a PMRB, o secretário Municipal de Agricultura e Floresta, Mário Jorge Fadel, parabenizou o governo pelo programa e lembrou que o PAA é a garantia de mercado e renda para o pequeno produtor.
“Esse programa reúne o produtor que tem dificuldade para produzir com a entidade que precisa da produção. A junção dessas duas peças resulta na garantia de oportunidade para ambos”, contou o secretário.
“
A gente possui a certeza da venda e a garantia da produção”
Fátima Maciel, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
O diretor da Ceasa, Paulo Braña, disse que o espaço é essencial para a implementação da agricultura familiar, e, junto ao governo, o trabalho se mantém constante pelo fortalecimento e expansão das cadeias produtivas.
Novo cenário de oportunidades
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Rio Branco, Fátima Maciel, fez um relato sobre a evolução dos produtores rurais, e agradeceu ao governo e à prefeitura pelo novo cenário que a eles é oportunizado.
“Hoje os produtores estão felizes pelo início deste programa, pois a gente possui a certeza da venda e a garantia da produção. Somos gratos ao governo”, disse Fátima.
O deputado estadual Lourival Marques ressaltou que o avanço acentuado da produção no Estado é resultado de um trabalho que começou a ser intensificado em 2011.
“Aqui temos a resposta de que no Acre é possível produzir. Em 2011 tínhamos só oito municípios no PAA, e agora a garantia de compra da produção familiar chegou aos 22 municípios do Acre”, comemorou o parlamentar.
O PAA no Acre
O titular da Seaprof, Glenilson Figueiredo, lembrou que o Acre é o primeiro Estado brasileiro a lançar o PAA este ano com investimentos dessa magnitude.
O PAA foi criado com o objetivo de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, e tem papel estratégico no combate à pobreza, sendo, ainda, uma das ações que compõem o Plano Brasil Sem Miséria, do governo federal.