O governador Tião Viana participa nesta sexta-feira, 24, do 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que será realizado em Manaus (AM) e deve reunir Acre, Mato Grosso, Amapá, Amazonas, Tocantins, Roraima, Maranhão, Rondônia e Pará.
A pauta ambiental trata da Amazônia no contexto global, com debates acerca do pacto federativo, dos novos financiamentos e do marco regulatório do REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). No ato, os governadores assinam, ainda, a “Carta de Manaus”.
Devem participar do evento a presidente Dilma Rousseff, os ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), Joaquim Levy (Fazenda), o governador do Estado da Califórnia (EUA), Edmund Brown Junior, e o conselheiro Sênior e líder do Projeto da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (CGF), Willian Boyd.
A pauta principal do Encontro de Governadores da Amazônia segue, ainda, um debate ambiental preparatório para a COP 21 (Conferência das Partes, realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), prevista para dezembro, em Paris, e visa estabelecer um novo acordo climático mundial. Além disso, entram em discussão questões técnicas relacionadas à ferrovia transoceânica.
Governadores e secretários de Meio Ambiente dos Estados envolvidos devem discutir durante o encontro os desdobramentos da “Carta de Cuiabá” – documento produzido e assinado pelos gestores públicos durante a 10ª Reunião do Fórum dos Governadores, realizado em maio deste ano, em Cuiabá (MT).