A diretora-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Janaína Guedes, esteve em Brasília nesta segunda-feira, 20, em reunião com o presidente substituto do Instituto Nacional de Colonização Agrícola e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes Silva, com a superintendente da Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária da Amazônia Legal (Serfal), Shirley Nascimento, e com o coordenador do programa de assistência técnica do Incra no Acre, Márcio Rodrigo Alércio.
O objetivo da reunião era negociar uma reivindicação do governo do Estado, de que o Incra passe para o Iteracre todos os processos de arrecadação de terras devolutas que estão fora da faixa de fronteira. O pedido foi feito durante a visita da presidente do Incra, Lúcia Falcon, a Rio Branco, na última semana.
Janaína Guedes explica que o Incra se comprometeu repassar todos os processos relacionados a áreas fora da faixa de fronteira para o Iteracre e que o instituto tem se empenhado em trazer esses procedimentos para o Estado, visando avançar com o processo de regularização das áreas.
“Essa é mais uma iniciativa do governo que busca fortalecer o processo de regularização fundiária do Estado. Como consequência, o Iteracre poderá dar celeridade ao trabalho já iniciado pelo Incra, fortalecendo a parceria com a instituição e buscando melhorar as condições de vida da população acreana que vive na zona rural”, disse.