Em solenidade na manhã desta quarta-feira, 22, na Casa Civil, o governador Tião Viana deu posse ao novo Conselho Estadual de Saúde.
Com 24 membros titulares e 24 membros suplentes, o conselho é um órgão colegiado, permanente, paritário e deliberativo do Sistema Único de Saúde (SUS), que atua na formação de estratégias e no controle da execução da política de saúde em nível estadual.
Segundo Tião Viana, o SUS é, acima de tudo, democrático, e, por isso, a importância de um conselho formado por sociedade civil, entidades e governo.
“Todos esses membros têm sua contribuição na luta pela saúde pública do Acre. E nós evoluímos no nosso sistema de saúde. Não temos o máximo da tecnologia em saúde ainda, mas quando o assunto é resolutividade, atendimento, poucos Estados se esforçam como o Acre. A gente vê o papel do SUS e tem uma esperança, sabe que ele tem dificuldades, mas pode fazer muito belo bem-estar social”, disse.
Os novos membros do conselho foram escolhidos em assembleia geral convocada por edital específico, publicado no Diário Oficial do Estado, entre as diversas entidades de representação da sociedade civil e do governo.
Representando os usuários do SUS, o conselheiro e ex-presidente da mesa, Elenilson de Souza, explica: “Há dois anos começamos o desafio de estar à frente do controle social da saúde do nosso Estado. O governo sabe a importância de ter um conselho atuante, aprovando o que há para aprovar, ressalvando o que há para ressalvar. Isso é parte da democracia”.
À frente da criação do conselho desde sua primeira mesa, o secretário adjunto de Saúde, Irailton Lima, destacou que o grande desafio agora é a realização da Conferência Estadual de Saúde.
“O conselho já teve sucesso na realização das conferências municipais de saúde, e agora tem uma grande responsabilidade com a Conferência Estadual, que será realizada dia 18. Porque os desafios da saúde publica ainda são grandes, e este é um conselho que está nas mãos certas”, conta.