Para garantir que a Cavalgada e os dias de feira da Expoacre 2015 ocorram com tranquilidade, o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) prestou esclarecimentos, nesta sexta-feira, 24, sobre como funcionará o esquema de segurança durante o evento. Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) participaram de uma coletiva de imprensa.
Cerca de 300 homens estarão envolvidos na fiscalização e segurança durante a Cavalgada. Nos demais dias de feira, serão quase 200. “Nosso foco é garantir que ocorra tudo bem durante o evento. Quem for à feira para fazer negócios, levar a família e se divertir, certamente encontrará um local propício para isso. O policiamento estará presente no entorno e dentro do ambiente.”, destacou o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.
Segundo o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), major Ezequiel Bino, 120 PMs farão o patrulhamento a pé, a cavalo, em motocicletas e viaturas. Bino destaca ainda que as maiores ocorrências durante o evento são os furtos de celulares. “Pedimos que a população fique mais atenta e cuidadosa com os pertences, principalmente no caso de telefones celulares”, disse o oficial.
A Polícia Civil terá uma delegacia dentro do Parque de Exposições durante todos os dias de feira. Já o Detran e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) fiscalizarão o transporte das carretas e darão orientações aos condutores no percurso da Cavalgada. Além disso, ações educativas e de fiscalização serão realizadas durantes as noites de feira.
O Corpo de Bombeiros terá um papel diferente este ano. Além de vistoriar os comércios para verificar se possuem itens de segurança e proteção de combate a incêndios, a equipe vai inspecionar veículos e animais que participarão da Cavalgada, fazendo com que sejam cumpridas todas as normas e procedimentos.